WHATSAPP MARKETING: A REVOLUÇÃO DO MARKETING DIGITAL PARA RELACIONAMENTOS E NEGÓCIOS

Podemos dizer que certamente o WhatsApp Marketing é a revolução no Marketing Digital para relacionamentos entre em qualquer camada que necessita de comunicação, principalmente no que tange economia. Então, vamos fazer de Whatsapp como Ferramenta de Marketing Digital.

Empresas de vários segmentos, assim como profissionais liberais estão cada vez mais adeptos a esta ferramenta memorável. Não é atoa que o Mark Zuckerberg, dono CEO do Facebook pagou o equivalente a US$22 Bilhões no segundo semestre de 2014.

O novo Marketing, que muitos nomeiam como Inbound Marketing, o WhatsApp Marketing tem um lugar reservado na primeira fila. Muitos falam em anúncio no Facebook Ads e Google Adwords, mas acabam por esquecer do WhatsApp Marketing, como podemos utiliza-los para melhorar nossas vendas, ou até mesmo conseguir alavancar a audiência.

Bem nos primeiros dias do blog, fiz um teste com poucas pessoas e o resultado foi avassalador. Era um sábado a noite, geralmente a audiência e bem fraca. Então, criei uma lista de transmissão para apenas 100 pessoas, 5 grupos que já participo (que nem era sobre Marketing Digital) e disparei o artigo: Guia Completo de Como Criar um Blog e Como Nasceu o Get Marketing Digital. Estava longe de alcançar a melhor audiência da semana. Ao disparar a lista, em poucos minutos as pessoas já estava respondendo. Com o Google Analytics na tela só via a audiência crescendo simultaneamente. Enfim, onde a audiência estava bem fraca em um sábado a noite, se tornou o melhor dia da semana.

INTRODUÇÃO AO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE MARKETING

WhatsApp Como Ferramenta de Marketing

O WhatsApp tem mais de um bilhão de usuários, muita gente não e mesmo? São mais de 180 países que utilizam desta ferramenta. Ferramenta essencial para manter contato com familiares e amigos, cada vez mais se torna uma ferramenta muito importante para o mercado econômico.

Antes do Mark Zuckerberg comprar o WhatsApp, este aplicativo era pago, por um valor simbólico de US$0,99 por ano, sendo que para quem usava sistema Android, a primeira licença é gratuita, depois de um ano que o usuário teria que pagar este valor. Pós Zuckerberg, para alegria de todos, o aplicativo se tornou gratuito para toda eternidade, assim promete o CEO do Facebook.

A nível de curiosidade, o WhatsApp é de fato um trocadilho com a fase “What’s Up” em inglês, que no Português é “E ai“, segundo o Google Tradutor, mas também em outras expressões como: “Qual é“, “O que que tá pegando?“. Então, para dizer que é um aplicativo (app), nomeou-se o que está na boca de todos: WhatsApp.

O início do WhatsApp era uma alternativa para sistema de SMS, que o Marketing Digital estava tentando explorar bastante, quem não lembra daquelas propagandas de relacionamentos tosca que passava no SBT, pedindo para você conversar via SMS com uma mulher bonita? Ou então, para baixar um toque de celular personalizado.

A evolução do WhatsApp nos permite além de enviar e receber mensagem, podemos também enviar e receber mídias, fotos, vídeos, documentos, compartilhar localização e agora a última novidade e a chamada de voz, sem falar nas novas ferramentas da câmera do WhatsApp.

O WhatsApp juntou-se ao Facebook em 2014, porém continua operando como um aplicativo independente e com o foco direcionado em construir um serviço de mensagens que seja rápido e que funcione em qualquer lugar do mundo. Referência: Blog do WhatsApp.

WHATSAPP MARKETING COMO COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

WhatsApp Como Ferramenta de Marketing

Certamente você já ouviu falar nas redes de atendimento ao cliente, o famoso SAC. Não sei a estatística exata, na verdade é difícil de mensurar isso, mas penso que, pelo menos 80% das empresas de pequeno, médio e grande poste já utilizam o WhatsApp Marketing como alternativa para atendimento ao cliente.

Além de utilizar a função de SAC, as empresas estão cada vez mais utilizando o WhatsApp para comunicação interna. Como nem tudo são flores, ainda existem empresas arcaicas que ainda bloqueiam o WhatsApp em sua rede, como se não existisse dados do celular e que todas as operadores telefônicas já oferecem o serviço gratuitamente.

A pouco tempo trabalhava em um importante jornal eletrônico da minha cidade, Porto Velho. Antes de sair, implantei o WhatsApp como alternativa para criação de grupos para aumentar a audiência do site de notícias. O projeto foi um sucesso e deixei criado 16 grupos altamente gerenciados, tinha controle de todos os número que saiam e entrava. Daqueles que saiam já estrava em uma lista, que chamava de blacklist, para caso o mesmo usuário peça para entrar, o meu gerenciamento já acusava que ele tinha saído. É importante ter esse gerenciamento para não banalizar os grupos.

Existe uma imensidão de estratégias para ser aplicada em empresas, cada estratégia corresponde ao nicho de mercado, vale mensurar qual estratégia funciona melhor para a sua empresa ou negócio próprio.

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RECURSOS DO WHATSAPP

A evolução do aplicativo é constante, e segue várias tendências de mercado WhatsApp Marketing, os recursos do WhatsApp:

MENSAGENS DE TEXTO

WhatsApp Como Ferramenta de Marketing

O WhatsApp necessita de conexão com a internet para enviar mensagem, desta forma, você evita qualquer tipo de cobranças de mensagens de texto, E simples e totalmente confiável por ser de conexão ponta-a-ponta.

CONVERSA EM GRUPO

WhatsApp Como Ferramenta de Marketing

A criação de grupos ajudou a popularizar demais o WhatsApp, foi ai que começou o WhatsApp Marketing. Agora você mantem e encontra contatos em grupos, aumentando ainda seu network. As conversas em grupos, você também pode compartilhar mensagem, fotos, vídeos, localização, documentos. Cada grupo comporta até 256 pessoas, antigamente era até 100. Penso que se passar de 256 vai virar uma bagunça (rsrsrs). Você também pode silenciar os grupos e bloquear notificações (Quem não faz isso hoje dia?).

MENSAGENS DE VOZ

WhatsApp Como Ferramenta de Marketing

A cada evolução do WhatsApp deixa as mais as pessoas se apaixona pelo aplicativo. A criação de mensagem de voz era muito esperado, e finalmente houve esse upgrade da ferramenta. Com apenas um toque, você pode gravar uma Mensagem de Voz, que funciona tanto para um simples oi quanto para uma longa conversa.

WHATSAPP PARA WEB E COMPUTADOR

WhatsApp Como Ferramenta de Marketing

Ainda lembro quão fiquei feliz quando foi liberado a versão web do WhatsApp, dando cada vez mais força ao WhatsApp Marketing. Finalmente a gente se livrava daqueles aplicativos de terceiro pesados e cheio de propagandas.

O modo de logar no WhatsApp Web foi um alicerce para usabilidade do aplicativo, basta você acessar as configurações e ir na opção WhatsApp Web, que ligará a câmera do aplicativo, então é só apontar para a tela do seu computador com a versão web aberta. Pronto, você não precisa de login e senha.

Para acessar o WhatsApp Web, clique aqui (Já favorita rsrs). Para baixar no seu computador, clique aqui se for Windows, para Mac, clique aqui.

FOTOS E VÍDEOS

WhatsApp Como Ferramenta de Marketing

Posso imaginar a felicidade de todos e poder compartilhar fotos e vídeos instantaneamente, mesmo que você esteja utilizando uma conexão lenta. Pois é, essa ferramenta é fundamental para compartilhamento de imagens e vídeos.

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DOCUMENTOS

WhatsApp Como Ferramenta de Marketing

Outra alegria para as pessoas, foi o upgrade para compartilhar documentos via WhatsApp. Como nada é perfeito, e por mais que o WhatsApp a bastante é considerado a melhor ferramenta de comunicação, sempre falta alto. Agora o WhatsApp aumentou muito a segurança nesse tipo de compartilhamento e você pode enviar e receber documentos de até 100MB. É muito fácil enviar o que você precisa para quem você quiser.

CRIPTOGRAFIA DE PONTA-A-PONTA

WhatsApp Como Ferramenta de Marketing

Quem ainda lembra do mal entendido que foi aquela mensagem:

As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta.

Essa implementação deu o que falar, inclusive aqui no Brasil, alguns juízes arcaicos queriam e bloquearam o WhatsApp, pelo menos por algumas horas. O problema que isso aconteceu três vezes. Espero que não aconteça mais. A “Justiça brasileira” não entende que, não adianta bloquear o WhatsApp, existe vários outros aplicativos semelhando, exemplo: Telegram, e se sempre vão surgir mais.

A segurança padrão. Alguns de seus momentos mais importantes são compartilhados no WhatsApp. E por isso implementamos a criptografia de ponta-a-ponta nas últimas versões de nosso aplicativo. Quando suas mensagens e ligações são criptografadas de ponta-a-ponta, elas estão seguras de maneira que somente você e a pessoa com quem você está se comunicando consigam lê-las ou ouvi-las. Ninguém mais conseguirá, nem mesmo o WhatsApp.

CHAMADAS DE VOZ E VÍDEO DO WHATSAPP

WhatsApp Como Ferramenta de Marketing

Agora a nova onde, as chamadas de voz e vídeo. Será que com a evolução dessa ferramenta, vai derrubar o Hangout e Skype? Sei lá, pode ser ignorância minha. Mas, a verdade é que o WhatsApp Markting não para de crescer e surpreender todos nós.

Agora você fala livremente. Com as chamadas de voz, você pode conversar com seus amigos e familiares gratuitamente* , mesmo que estejam em outro país. E com as chamadas de vídeo gratuitas*, você pode ter conversas cara a cara quando mensagens de voz ou texto simplesmente não são suficientes. As chamadas de voz e vídeo do WhatsApp utilizam a conexão de Internet do seu telefone, ao invés de usar os minutos de voz do plano do seu celular, assim você não precisa se preocupar com altos custos de chamadas.

* Cobrança de dados podem ocorrer. Entre em contato com a sua operadora para mais detalhes.

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CONCLUSÃO

Neste artigo você já sabe uma introdução sobre o WhatsApp Marketing.

Mais adiante, escreverei mais artigos com várias estratégias de uso para diferentes tipo de mercado.


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